terça-feira, 20 de setembro de 2011

Quando o excesso vira rotina

Sempre
Acho que estou ficando louca de tanto ler sobre dieta. Revistas, sites, blogs, livros, folheto... é tanto material que as vezes lembro de uma dica e nem sei citar a fonte, ou onde li, de que todos os textos têm em comum aquilo que nós sabemos, mas  estrategicamente esquecemos quando nos convém.
Pode deixar que eu clareio as ideias.
Não precisamos de médico pra dizer que o sal é ofensivo à saúde, que farinha branca, doces, salgadinhos, frituras, biscoito recheado e afins engordam e alteram as nossas taxas de triglicerídeos, glicose e colesterol. Já nascemos sabendo disso, porém só saber não basta: temos que nos convencer que isso realmente não é bom.
Outro dia conversando com um clínico-geral abri meu coração e questionei: " - Dr. por que o alcóolatra e o fumante são tratados como doentes, viciados e o obeso é o sem-vergonha, que é gordo porque quer?" Já percebeu que todo mundo tem uma receitinha pra alguém com sobrepeso? Frases como: "Isso é sem-vergonhice, é só parar de comer que vai emagrecer" são cada vez mais comuns. O que as pessoas não entendem é que comer também é um vício. E  que nem sempre ele pode ser controlado só com força de vontade. Isso depende de outros fatores de ordem física e psiquica e é aí que entra a questão de saber o que fazer e de fato fazê-lo.

Nem sempre

Vendo um programa na tv sobre dietas, ouvi um médico dizer que os hábitos saudáveis (comer bem e certo) devem ser regra e não exceção, o que não nos impede de degustar os vilões da dieta desde que ESPORADICAMENTE. Tomando um chimarrão hoje na casa de um compadre, aprofundamos o assunto e concluimos exatamente isso: os hábitos saudáveis têm que ser regra na nossa vida, não adianta comermos errado sempre e entrarmos numa dieta pra comer apenas o que deveriamos comer todos os dias das nossas vidas em prol da nossa própria saúde. Mas, não é fácil se manter convencido disso a vida inteira e acabamos fazendo dos excessos a nossa rotina. É aí que o bicho pega e o ponteiro da balança dispara.