quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ca, Se, Fe, K na dieta

Olha aí a tabela periódica nos auxiliando na dieta. Sempre que fazemos regime a nossa imunidade tende a baixar, principalmente quando as dietas são muitos restritivas. Hoje eu trouxe minerais que são importantes para manter o nosso sistema imunológico em alta:

Cálcio – Ótima fonte de cálcio é o bom e velho leite, porém também o encontramos em boa concentração na sardinha.

Selênio – O selênio é encontrado na Castanha do Pará, mas cuidado pois tudo o que o nosso organismo precisa de selênio para um dia inteiro encontra-se me apenas uma unidade de castanha.

Ferro – Para ajudar na absorção do ferro é importante a ingestão de vitamina C que encontramos nas frutas. Como exemplo, temos a laranja que é conhecida por ser ótima fonte de vitamina C, porém o caju tem o dobro da concentração de vitamina C comparado a laranja. Temos também a goiaba que vem em segundo lugar na concentração de vitamina por fruta e a grande campeã é a acerola que concentra 20x vais vitamina que a laranja. Já o ferro encontramos nas carnes de qualquer tipo:vermelha ou branca.

Potássio – A popular banana é uma ótima fonte de potássio, porém encontramos maior concentração nas frutas secas.

Magnésio – Obaaaaaaaa, temos magnésio no chocolate. Aprecie com moderação e a balança agradece.

Cobre – Facilmente encontrado no fígado, podemos encontrá-lo também nas demais carnes.

Quer concentrar maioria desses minerais em um alimento só? Opte pelo feijão.  Fósforo, potássio, enxofre, ferro e zinco são apenas alguns dos minerais que estão presentes nele. E vamos combinar, ele é bem gostosinho!