domingo, 30 de outubro de 2011

No tempo da minha avó

A Natureza nos dá acesso a vários artifícios que auxiliam na nossa dieta e também na prática de uma vida saudável. 

Os antigos faziam uso de chás pra tudo o que precisavam, como dizia a minha sogra "a natureza tem resposta pra tudo". Lembro que desde criança escuto da minha avó e da minha mãe sobre os benefícios das ervas. 

Pra tudo existe um chá: dores, infecções, acalmar, digestão e por que não para se embelezar.

Glória Maria, jornalista da Rede Globo, há pouco fez declarações que se mantém jovem só fazendo exercícios e consumindo produtos naturais. A receita, diz ela, é a dieta à base de peixes e saladas, um jejum bianual de 10 dias à base de xarope e chá importados do Canadá e as 150 pílulas diárias, às quais se somaram sementes de chia trazidas recentemente do Deserto do Atacama, no Chile, nova febre entre as famosas do mundo todo. “Tiro as cápsulas e misturo o conteúdo na água”, conta*.

Em busca de emagrecer, muitos de nós também fazemos uso de muitas dessas ervas. É bem verdade que sem a velha força de vontade pra fechar a boca, não tem chá milagroso que resolva a nossa vida, mas se temos um auxílio natural a nossa disposição temos mais é que aproveitar.

Hoje, o desafio é tomar o máximo de cuidado ao consumir alguns desses produtos. Muito cuidado ao adquirir pois você pode está comprando gato por lebre. A internet oferece de tudo, porém nem sempre são empresas e ou produtos confiáveis. 

Não tem segredo: procure estabelecimentos sérios, além de preferir as ervas em folha ao invés das cápsulas e boa sorte.

Abaixo, alguns produtos naturais que pesquisei e prometem auxílio na hora de afinar a silhueta.

Spirulina**: A Spirulina é uma alga microscópica azul esverdeada composta por uma única célula e que torna a luz solar em energia activa. É uma das primeiras formas de vida concebidas pela natureza há mais de 3.6 biliões de anos atrás. Como planta, a Spirulina é incrivelmente rica contendo um equilíbrio de nutrientes que, virtualmente, fazem dela um “alimento completo” – capaz de manter a vida sem a necessidade de outros alimentos. Embora a função da spirulina não seja a emagrecer ela inibe o apetite.

Passiflora**: Passiflora ou flor do maracujá, tem propriedades medicinais calmantes mas também afrodisíacas. Ela ajuda contra aquela famosa ansiedade na hora de fazer dieta.

Cáscara Sagrada**: A cáscara Sagrada melhora o funcionamento do pâncreas e dentre outras funções ela ajuda o corpo expelir substâncias que não são úteis, elimina vermes e tem efeito laxante.

Catuaba e Marapuama**: Conhecidas por seus supostos efeitos afrodisíacos, a catuaba e a marapuama também podem ser usadas no tratamento estético na melhora da celulite. Segundo pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, um extrato que associa as duas plantas possui propriedades que colaboram com a drenagem linfática e a microcirculação cutânea, fatores que influenciam no aparecimento das deformidades estética.

Chá Verde**: O chá verde queima gorduras naturalmente e acelera o metabolismo por causa da alta concentração de plifenóis e catequina.

Alcachofra**: Planta medicinal protetora do fígado, utilizada contra problemas hepáticos como os cálculos biliares, má digestão, cirrose e colesterol alto e também pode ser usada como auxiliar em regimes de emagrecimento devido ao seu potencial depurativo do sangue.
*Fonte: Bruno Astuto
**Fonte: Google

Óleo de coco

Olha aí. Já adquiri o meu óleo de coco. Tem gosto de coco (óbvio), não é amargo como imaginei mas tem aquele gosto de óleo. Fica aquele sebo nada agradável na boca, nada insuportável, mas confesso que ao ingerir em jejum quase vomitei. Da próxima vez vou misturar no shake.

Apesar de ser muito calórico (110kcal em uma colher de sopa), o óleo é indicado para redução do colesterol ruim e alta do bom, melhora do funcionamento da tireóide e aumento da queima de gordura abdominal.

Veremos...