terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Comer em casa é prejuízo

O Brasil ainda encontra-se em ritmo de férias. Todos nós sabemos que muita coisa neste país só funciona mesmo depois do carnaval. Com o meu restaurante preferido não seria diferente.

Alguém já ouviu falar em um restaurante que fecha um mês inteiro só porque o dono saiu de férias? Estranho não é? Pasmem! Restaurante genuinamente alemão, mas com sede no Brasil, o bistrô do Zé só voltará a funcionar no mês de fevereiro.

Com isso temos feito almoço em casa e aí está uma das grandes armadilhas da dieta. Sem perceber nos pegamos repetindo o prato (no restaurante não acontece isso), carregando nos temperos e não fazendo salada para não acabar desperdiçando. Esta semana a rotina foi  de lentilha com arroz pro almoço, bife acebolado e pizza pro jantar.
Pra mim já está mais do que provado que comer em casa é prejuízo na certa, por isso fiz algumas combinações com o meu digníssimo marido:

1. Vamos alternar os restaurantes pra não enjoar e nos virarmos até o retorno do Zé;
2. Não vamos mais cozinhar coisinhas gostosas no jantar nem fazer almoço em casa;
3. Vamos abolir o refri e a cervejinha;
4. Não iremos ao supermercado todos os dias. 

E assim meus caros, tentaremos emagrecer algumas gramas antes do início do ano, ou seja, até o carnaval.

Vigilantes do peso com nova cara

O maior programa de emagrecimento do mundo se apoia em descobertas fresquinhas da nutrição para atualizar seus métodos. Disponível a partir de janeiro, esse upgrade foge da simples contagem de calorias e promete bons resultados sem proibições

Acontece que esse gasto calórico vindo da quebra dos nutrientes — e conhecido como termogênese alimentar — não entra na equação das dietas de hoje em dia, principalmente por ter sido revelado e consolidado pela ciência somente nos últimos anos. "Percebemos que era o momento de alterar o nosso método para adaptá-lo aos conhecimentos científicos atuais", afirma Marcelly Ferrari, editora de conteúdo do Vigilantes do Peso, no Rio de Janeiro.


Por isso, no dia 2 de janeiro de 2012, chega ao Brasil o ProPontos, o novo sistema dessa organização. "A ideia é justamente contemplar as novidades das pesquisas sem complicar demais a vida das pessoas, inclusive a de quem passa mais tempo fora do que dentro de casa", reforça Sônia Almeida, nutricionista-chefe do Vigilantes.


Que fique claro: o sistema de pontos não será renegado. Ou seja, cada participante vai continuar recebendo uma cota a ser gasta diariamente e uma extra para ser torrada durante a semana naqueles momentos especiais. O que de fato muda é a forma como os pontos são atribuídos aos alimentos em geral. Isso porque, se antes eles eram mais baseados nas calorias, agora o foco está na presença e na concentração dos chamados macronutrientes: o carboidrato, a gordura e a proteína.


Saciedade é uma palavra-chave dentro da nutrição moderna. E o Vigilantes do Peso conseguiu incluí-la no seu dicionário com aquela decisão de criar uma fórmula baseada nos macronutrientes. "As proteínas, por exemplo, dão mais trabalho para serem digeridas do que as gorduras. E isso faz com que elas tragam uma maior sensação de estômago cheio", analisa Celso Cukier, nutrólogo do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo. Logo, um prato repleto de fontes proteicas culmina em menos pontos riscados da cota diária do que outro extremamente gorduroso.


Aliás, as fibras ganharam importância na matemática dos pontos por aplacarem a fome. "Elas diminuem o ritmo de absorção da glicose, e essa desaceleração é outro fator que contribui para a saciedade", ensina a nutricionista carioca Mariana Froes.
Fonte: Revista saúde