domingo, 8 de janeiro de 2012

Nossa alimentação mudou e o nosso corpo também

Lembro-me que quando pequena ia à praia e via minha mãe exibir um corpo perfeito, mesmo depois de uma penca de filhos. Estrias e celulites literalmente não faziam parte daquele corpo, não que fosse privilégio exclusivo. A maioria das mulheres eram assim devido a alimentação saudável e prática de exercícios.

Lembro-me ainda que sempre que a minha mãe acabava de ter filhos e se atava em uma cinta igual a Scarlett O'Hara em "E o Vento Levou" e só desatava quando a barriga murchava; lembro-me que entre os afazeres domésticos, a nos ajudar com as lições e nos levar na escola ela ainda tinha tempo pra massagem e aulas de aeróbica; lembro-me que ela não tomava refrigerante (nem nós) e que a nossa alimentação era muito saudável; Lembro-me que guaraná com bolo era pra quando tinha alguma de nós doente em casa; balas e guloseimas nas quatro festas do ano. Em primeiro lugar o que fazia bem, depois o que era gostoso, porém desnecessário.

O sódio contido nos alimentos industrializados, os conservantes, o açúcar em excesso, o fast-food, o refrigerante e a infinidade de alimentos prontos que hoje temos a nossa disposição tem acabado com o corpo das mulheres. Pude atestar isso na praia ao procurar um corpo "perfeito" e não encontrar quase nenhum. Via muitas meninas de, nó máximo, 15 anos, desfilar corpos cheios de estrias e celulites, barrigas saltadas na altura da calça de cós baixo e pele flácida. Como pudemos, nós mulheres, ao longo do tempo nos deixar deformar desta maneira?

Recentemente li a notícia sobre o governo pretender adotar medidas para tirar o sal do pãozinho francês afim de melhorar a qualidade de vida do brasileiro. Isso resolve? E a salsicha, o presunto, o queijo, sanduba, o milkshake? será que é o sal do pão mesmo que tem ofendido?

Juro que ando meio decepcionada em procurar uma referência e não achar alguma que não use o photoshop. Não é culto ao corpo, é simplesmente a curiosidade de saber como tudo mudou tão rápido.

Hoje cinturas como essa só no consultório. Preço? Uma costela