sábado, 12 de novembro de 2011

Passado e presente

Como é que essa roupa cabia? E cabia? Jan 11/ Nov 11

Com Nicole, filha de uma amiga e em casa. Jul 11/ Nov 11

Comida: o vício que é vital



Que comer é prazeroso todo mundo já sabe! E este é um prazer imediato. Comemos e o sabor dos alimentos imediatamente nos envolve. Por este motivo muitas das nossas tristezas, frustrações, angústias e ansiedades são parcialmente minimizadas pela comida. 

Agora, vamos ao x da questão: ninguém pega um pratão cheio de alface até a borda e se atraca a comer para aplacar a ansiedade. Procuramos, principalmente a gordura, o sal e o açúcar para "resolver" essas questões rapidamente.

O problema é o seguinte: estudos mostram que o açúcar e a gordura podem causar efeitos no cérebro semelhante aos da cocaína. Eles podem alterar a química do cérebro da mesma forma que drogas altamente viciantes.

Sabe aquele biscoito recheado que não tem santo que ajude a comer só um? Ou aquela batata frita que só nos contentamos quando vemos o saco vazio? Pois é, todas essas chamadas junk food contêm muito açúcar, sódio e gordura, razão daquela vontade de querer sempre mais. Aí vamos combinar, o metabolismo tem que ser fera e trabalhar feito bicho pra dar conta de tanta tranqueira.

O que torna ainda mais dramática a vida dos obesos é que, diferentemente dos demais vícios (cigarro, álcool e drogas) nós dependemos do nosso vício pra sobreviver, pois sem comida ninguém vive.

Este é mais um desafio: fazer as escolhas certas pra não se viciar naquilo que é nocivo à saúde.